
Educação Ambiental, paisagem e ecosofia: o afeto que surge de encontros
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2020.v15.10666
ISSN1981-1764
AutoresViviane Röhrs, Jane Márcia Mazzarino,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO objetivo é investigar a potência de intervenções em educação ambiental provocadoras de experiências ecosóficas para ampliar o envolvimento de mulheres rurais com suas paisagens. Trata-se de uma pesquisa de cunho intervencionista, apoiada em estudo bibliográfico, documental e de campo. O estudo delimita-se a um grupo de nove mulheres rurais do município de Lagoão, Rio Grande do Sul. As análises foram organizadas em duas categorias que emergiram ao longo do estudo: a) a proposta de intervenção, suas intenções e potências; b) ressignificações da paisagem de vida. Como resultados, identificou-se que as metodologias participativas e as vivências na natureza promoveram processos sensibilizadores capazes de provocar transformações ecológicas na vida das mulheres rurais; e que as paisagens socioambientais, com as intervenções, ficaram mais claras e assumiram algumas novas nuances.
Referência(s)