
EDUCAÇÃO EM MUSEUS, CRIAÇÕES E PRÁTICAS EM DOIS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS DA UFPEL
2020; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15210/ee.v25i3.18839
ISSN2358-8195
AutoresCarla Rodrigues Gastaud, Carolina Gomes Nogueira, Danilo Amparo Rangel,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem como objetivo discutir a criação e a prática de duas ações educativas para dois museus universitários, com tipologias diferentes, sendo eles o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo e o Museu do Doce. Neste sentido, discutem-se as interfaces de um processo criativo desenvolvido com o intuito de ser uma atividade educativa para museus, portanto fez-se necessário refletir sobre teorias acerca da educação museal. Como metodologia utilizou-se a revisão bibliográfica, entrevistas com os agentes das instituições participantes, práticas de experimentação e debates em sala de aula. Ambos os projetos foram realizados em sua totalidade, envolvendo cerca de oitenta jovens de diferentes instituições. Possibilitando assim uma ampliação da atuação dos museus envolvidos, bem como o diálogo com públicos muitas vezes distantes destes.
Referência(s)