
A Revista Al-Karismi (1946-1951) de Malba Tahan: a literatura como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática
2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v10i2.2174
ISSN2238-0345
AutoresCristiane Coppe de Oliveira, Carlos Antonio Rezende Filho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo compõe parte de um projeto de investigação em fontes primárias, junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar discursos literários presentes na revista Al-Karismi (1946-1651) dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro e suas potencialidades para contribuir no processo de ensino e de aprendizagem da matemática como um recurso didático. A literatura foi um elemento que conduziu a trajetória de escritor e de professor de Júlio César de Melo e Souza (1895- 1974) – o Malba Tahan. Desse modo, espera-se contribuir com a discussão/reflexão das interfaces que podem se estabelecer entre a matemática e a literatura no campo da prática e da pesquisa em Educação Matemática.
Referência(s)