Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Revista Al-Karismi (1946-1951) de Malba Tahan: a literatura como recurso didático para o processo de ensino e de aprendizagem em Matemática

2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.37001/ripem.v10i2.2174

ISSN

2238-0345

Autores

Cristiane Coppe de Oliveira, Carlos Antonio Rezende Filho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo compõe parte de um projeto de investigação em fontes primárias, junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar discursos literários presentes na revista Al-Karismi (1946-1651) dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro e suas potencialidades para contribuir no processo de ensino e de aprendizagem da matemática como um recurso didático. A literatura foi um elemento que conduziu a trajetória de escritor e de professor de Júlio César de Melo e Souza (1895- 1974) – o Malba Tahan. Desse modo, espera-se contribuir com a discussão/reflexão das interfaces que podem se estabelecer entre a matemática e a literatura no campo da prática e da pesquisa em Educação Matemática.

Referência(s)