
Modeling travel mode choice under social influence for the brazilian context
2020; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v28i3.2214
ISSN2237-1346
AutoresDiego Rosa Mota, Pastor Willy Gonzales Taco, Zuleide Oliveira Feitosa,
Tópico(s)Economic and Environmental Valuation
ResumoBusca-se neste trabalho a definição de um modelo comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem no contexto brasileiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) com coleta e modelagem logit multinomial de dados sociais e de viagem. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona: a probabilidade de um indivíduo utilizar modos sustentáveis em detrimento do automóvel é 76% maior quando a quantidade de contatos sociais usuários destes modos aumenta em 10%. Para a carona este aumento é de 27%. A consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e compartilhadas.
Referência(s)