Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Soziale Marktwirtschaft: As raízes cristãs da economia social de mercado e sua contribuição para a dignidade da pessoa humana.

2020; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 45; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22351/nepp.v45i2.3964

ISSN

1678-6408

Autores

Francisca Jaquelini de Souza Viração, Davi Pereira Lago,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

“Soziale Marktwirtschaft” A economia social de mercado é considerada a postura econômica da Democracia Cristã, uma corrente política consolidada após a Segunda Guerra Mundial, apesar de seu desenvolvimento ter origens já no fim do século XIX. O objetivo deste artigo é apresentar os princípios da Economia Social de Mercado, especificamente a que surgiu na Alemanha, com Alfred Müller-Armack e Ludwig Erhard como seus primeiros grandes representantes. Estes princípios estão alicerçados na Democracia Cristã, e esta por sua vez, na Doutrina Social da Igreja e no Luteranismo, que teve na figura de Konrad Adenauer, seu primeiro grande nome. O artigo pretende analisar a teologia que influenciou tal ideia política e postura econômica, que nasceu no mesmo contexto, e através de alguns dos criadores do conceito moderno de direitos humanos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX