Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41

ISSN

2175-6600

Autores

Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O artigo visa analisar a relação entre Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Brasil em tempos de pandemia, destacando uma série de iniciativas relativas à usabilidade destas ferramentas tecnológicas no campo educacional. As análises são fruto de pesquisa bibliográfica e documental, somadas as observações e experiências no uso das TICs em ações desenvolvidas por instituições de ensino superior. Os resultados obtidos apontam que as tecnologias têm ocupado um espaço importante na Educação, possibilitando o desenvolvimento de atividades favoráveis à comunicação e transmissão/aquisição de conhecimentos, sendo: realização de aulas, reuniões e palestras por videoconferências, disponibilização de materiais didático-pedagógicos em formato digital e gratuito, oferta de cursos extensionistas e a crescente realização de Lives. Na Amazônia, a experiência do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA) demonstra a importância do uso das TICs, fortalecendo o compromisso com a educação pública, porém, registre-se que o uso destas tem seus limites no que se refere a interação direta professor-aluno-participantes, mas no momento é uma opção imprescindível.

Referência(s)
Altmetric
PlumX