
Dry port location optimization to foster sustainable regional development
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18472/sustdeb.v11n2.2020.27073
ISSN2179-9067
AutoresMarlon Fernandes de Souza, Paulo Henrique Góes Pinto, Raphael B. Alves Teixeira, Carla de Oliveira Leite Nascimento, Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega,
Tópico(s)Coastal and Marine Management
ResumoA saturação das zonas de influência portuária acentua impactos ambientais e conflitos socioespaciais, demandando alternativas logísticas. O porto seco possibilita a descentralização de atividades aduaneiras, de manuseio e armazenagem, mitigando parte dos problemas, além de estimular a economia na região onde é inserido. Dessa forma, a sua localização é crucial para a eficiência dos sistemas logísticos de importação e exportação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição espacial dos portos secos em Minas Gerais e identificar os melhores locais para uma nova instalação. A metodologia agregou dois métodos reconhecidos de definição locacional: a Análise Multicritério Espacial e o Problema de Localização-Alocação. O primeiro, em consonância com as práticas mais atuais no planejamento de transporte, integrou critérios sociais, ambientais e técnicos. O segundo, adotou o resultado da análise multicritério como demanda ponderada e aplicou uma meta heurística para solução do problema de otimização. Os resultados evidenciam a disparidade regional e a deficiência de infraestruturas logísticas no norte de Minas. Todos os cenários apontam a região de Montes Claros como candidata à instalação de um porto seco. A possibilidade de conciliar sociedade, ambiente e economia no planejamento de infraestrutura foi demonstrada.
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