
Diálogos de gênero na educação: considerações sobre o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1806-9584-2020v28n260485
ISSN1806-9584
AutoresKristine Kelly de Albuquerque,
Tópico(s)Criminal Justice and Penology
ResumoResumo: A violência doméstica e familiar contra a mulher se configura como um fenômeno social complexo e multifatorial. Suas formas de expressão e (in)visibilidades são marcadas por uma cultura patriarcal que traveste as desigualdades de gênero como inerentes ao desenvolvimento histórico da humanidade. A erradicação desta forma de violação dos Direitos Humanos perpassa pela necessidade da prevenção de suas diversas faces. Neste artigo busca-se apresentar o projeto Lei Maria da Penha vai às escolas e discutir sobre os seus efeitos ao enfrentamento destas violências. Levar tal tema ao âmbito escolar justifica-se por este ser um dos espaços primários de socialização, responsável por uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que as oficinas têm sido espaço fértil de diálogo e construção de novas formas de se pensar as relações de gênero, contribuindo para uma sociedade mais equânime.
Referência(s)