
O uso de metodologias ativas para educação em saúde sobre aleitamento materno: relato de experiência
2020; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 12; Issue: 10 Linguagem: Português
10.25248/reas.e3717.2020
ISSN2178-2091
AutoresRoseli Reis da Silva, Jaqueline Dantas Neres Martins, Dayara de Nazaré Rosa de Carvalho, Gisele Fátima Alcântara das Chagas, Margarete Feio Boulhosa, Camilo Eduardo Almeida Pereira, Stefany Pantoja França, Marcielle Ferreira da Cunha Lopes, Gleidiene Ferreira Borges, Ivonete Vieira Pereira Peixoto,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoObjetivo: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas numa ação educativa sobre aleitamento materno com grávidas realizada numa ESF em uma cidade do Estado do Pará. Relato de experiência: Iniciou-se a atividade com as considerações da educadora sobre alimentação saudável e atividade física na gravidez, além de ensinar alguns exercícios para evitar e amenizar inchaços nos pés. Em seguida, realizou-se uma abordagem sobre a importância do AME, logo após usou-se os jogos educativos. No local estavam presentes cerca de 25 gestantes com idades gestacionais e quantidade de gravidez variáveis. Foi organizado um semicírculo com cadeiras e foram dispostos sobre uma mesa os três jogos educativos. Os jogos foram denominados de verdadeiro ou falso, jogo da atenção e caça-palavras. Houve participação ativa das grávidas no uso dos jogos, além de maior aceitabilidade de informações, troca de conhecimentos e vivências. Considerações finais: A partir da realização da atividade, observou-se que o uso de metodologias ativas viabiliza o aprendizado, pois favorecem a interação entre o grupo, além de facilitar o entendimento sobre a temática.
Referência(s)