O Umbundo e o Ensino das Ciências: Estudo Envolvendo Alunos da 5a Classe em Angola
2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/1516-731320200033
ISSN1980-850X
AutoresJosé Eduardo, Filomena Amador,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoResumo Este artigo aborda problemáticas relativas ao ensino das ciências numa das principais línguas nacionais de Angola, o umbundu, com incidência numa temática de particular importância, o ciclo hidrológico. O estudo foi realizado em zona rural da Província do Kuanza-Sul, englobando docentes, estudantes e formadores de professores. A investigação fez emergir um conjunto de problemáticas a necessitarem de ser debatidas e aprofundadas, nomeadamente no âmbito da língua de ensino das ciências, na própria formação de professores e na relação que é possível estabelecer entre ciência e saberes tradicionais nos primeiros anos do ensino primário.
Referência(s)