Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio

2020; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30705/eqpv.v4i1.2383

ISSN

2527-0915

Autores

Claudinei Osorio De Oliveira, Alexandre Rossi, Evandro Roberto Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos

Referência(s)