
Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio
2020; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30705/eqpv.v4i1.2383
ISSN2527-0915
AutoresClaudinei Osorio De Oliveira, Alexandre Rossi, Evandro Roberto Alves,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho relata os resultados de uma revisão que contempla os conteúdos ácidos, bases de Arrhenius aplicada no início de um semestre letivo, utilizando-se a metodologia do ensino híbrido e um blog como recurso didático digital. Estudos de reações químicas de neutralização foram também considerados. Sala de aula invertida e laboratório rotacional foram aplicados a 28 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Uberaba/MG. A maioria dos estudantes possuía computador ou aparelho celular com acesso à internet, facilitando o desenvolvimento do projeto. Inicialmente, os estudantes demonstraram uma aprendizagem insatisfatória relacionada aos conteúdos previamente estudados no ano letivo anterior. Com a aplicação da metodologia do ensino híbrido, foi relatado grande interesse em utilizar o blog para realização de atividades de estudos on-line antes das aulas presenciais, além de verificar melhoria na aprendizagem dos referidos conteúdos
Referência(s)