Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação dos elementos de projeto e do estado de conservação do trecho de uma estrada vicinal do estado de pernambuco, brasil

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7501

ISSN

2525-3409

Autores

Yago Ryan Pinheiro dos Santos, Jemima Jamime Cícera Pessôa de Almeida Brito, Maurício dos Santos Soares Silva,

Tópico(s)

Logistics and Infrastructure Analysis

Resumo

O papel exercido pelas rodovias em nosso país é de fundamental importância, tendo em vista que é o principal modal de transporte de pessoas e cargas. Contudo, a malha rodoviária brasileira se encontra, em sua maior parte, em estado crítico pela ausência de manutenção por parte dos setores públicos responsáveis. É nesse contexto, que emerge o interesse pelo estudo do trecho entre os municípios pernambucanos de Lagoa dos Gatos e Belém de Maria da PE-123, rodovia estadual não pavimentada. O presente artigo tem como objetivos relatar a caracterização da via, suas patologias, a verificação dos elementos de projeto e a apresentação de possíveis soluções para os problemas identificados. Os dados foram obtidos através de levantamentos topográficos, medição de pontos selecionados, obtenção de imagens in loco, de satélite, e comparados com as especificações oficiais normativas. A avaliação do trecho mostrou a total desconformidade da via com as exigências técnicas vigentes, evidenciando a necessidade da readequação da via, em virtude das péssimas condições da faixa de rolamento, ausência dos dispositivos de drenagem ou de qualquer tipo de pavimentação, seção transversal imprópria e algumas manifestações patológicas, como buracos, trilha de rodas e segregação de agregados. Diante do quadro apresentado são propostas as possíveis soluções a serem executadas para a melhoria do traçado e de sua condição de trafegabilidade. Depreende-se a partir do exposto no estudo que a ineficiência dos órgãos responsáveis em gerir sua infraestrutura ocasiona um maior desprendimento financeiro do que seria necessário se obras regulares de manutenção na rodovia fossem realizadas.

Referência(s)
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