
Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância
2020; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 24; Issue: suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/interface.190513
ISSN1807-5762
AutoresBrenda Wander, Marta Quintanilha Gomes, Maria Eugênia Bresolin Pinto,
Tópico(s)Communication in Education and Healthcare
ResumoEsta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.
Referência(s)