Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação da interação em fóruns de discussão na especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade a distância

2020; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 24; Issue: suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/interface.190513

ISSN

1807-5762

Autores

Brenda Wander, Marta Quintanilha Gomes, Maria Eugênia Bresolin Pinto,

Tópico(s)

Communication in Education and Healthcare

Resumo

Esta pesquisa busca compreender que critérios são importantes para a percepção do aluno da qualidade da interação e interatividade na Educação a Distância (EAD). O estudo transversal objetivou analisar como ocorreu a interação em fóruns de um curso tutorado, a distância, de especialização de preceptoria em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com análises complementares de abordagem quantitativa e qualitativa. Após estimar a qualidade da interação e interatividade do curso na percepção dos alunos, foram selecionados dois grupos e então analisados 16 fóruns utilizando princípios da análise da conversação. O número de mensagens postadas, de intervenções do tutor e de cadeias enunciativas foi associado à qualidade. Os resultados mostram que a autonomia na atuação do tutor, como propor mudanças de tópico, incide na participação e na construção de cadeias enunciativas, que contribuem para a percepção da qualidade da interação e interatividade.

Referência(s)