Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educomunicação Socioambiental: cidade e escola

2020; Intercom; Volume: 43; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1809-5844202021

ISSN

1980-3508

Autores

Adílson Citelli, Sandra Pereira Falcão,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Resumo Este artigo registra o propósito de refletir acerca da comunicação e da temática socioambiental urbana, considerando, sobretudo, determinadas práticas levadas a termo na educação formal. Interseccionadas com aportes da educação não formal/informal e também do ecossistema midiático, os mecanismos em tela influenciam o cenário de descaso ambiental crescente nos centros urbanos. Os dados a nutrir o conjunto reflexivo resultam de pesquisas realizadas em escolas da rede básica pública e privada na cidade de São Paulo, bem como em espaços outros de diálogo virtual/presencial. O percurso analítico seguido indica que ativar procedimentos educomunicativos ancorados em projetos voltados a esclarecer as intercorrências comprometedoras da qualidade de vida, em particular nas grandes cidades, pode resultar em ampliação de uma perspectiva ecossistêmica que traga ganhos para os jovens educandos e para a sociedade.

Referência(s)