
ANÁLISE VALORATIVA DOS CONTEÚDOS DO DESENHO ANIMADO PEPPA PIG
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n8-399
ISSN2525-8761
AutoresLorrane Beatriz Rodrigues Firmino, Marília Pereira Dutra, Mayra Shamara Silva Batista, Lilian Kelly de Sousa Galvão,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoPeppa Pig e um desenho animado que se destacou internacionalmente nos ultimos anos, atraindo criancas e dividindo a opiniao dos pais. Considerando que os desenhos animados estao no cotidiano de muitas criancas e influenciam seu comportamento e formacao de valores, este estudo objetivou analisar os conteudos apresentados no desenho animado Peppa Pig. Para tal, 120 episodios amostrais, de um total de 208, foram transcritos e submetidos a Analise de Conteudo de Bardin e a Classificacao Hierarquica Descendente. Da primeira, obtiveram-se nove categorias: Polidez; Cuidado/Atencao com o Outro; Contextualizacao da Cena; Comportamento nao Desejavel Socialmente; Acoes dos Personagens; Caracteristicas dos Personagens; Tecnica de Controle Parental; Conteudo Educacional; e Conteudo de Genero. A segunda analise apontou os principais cenarios do desenho: Familia Nuclear; Escola; e Casa dos Avos. Os resultados revelam pontos que merecem a atencao dos pais, contudo a maioria deles assinala o desenho animado como adequado para criancas.
Referência(s)