Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 35; Issue: 35 Linguagem: Português

10.12957/cadsem.2020.48171

ISSN

1806-9142

Autores

Hércules Tôledo Corrêa, Daniela De Carvalho Pena Gonçalves,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas.

Referência(s)