
Uso del software GeoGebra: Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de poliedro
2020; Linguagem: Português
10.37618/paradigma.1011-2251.0.p427-447.id922
ISSN2665-0126
AutoresAna Maria Mota Oliveira Scalabrin, Solange Mussato,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar as contribuições do software GeoGebra 3D para os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio, seguindo os pressupostos teóricos do Modelo de Van Hiele. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista, Roraima, Brasil. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados apontaram que o uso do software GeoGebra 3D contribuiu efetivamente para promover o avanço do pensamento geométrico dos alunos investigados, em relação aos conceitos de poliedros, desde o nível 1 (visualização) até o nível 4 (dedução formal) do Modelo de Van Hiele.
Referência(s)