Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uso del software GeoGebra: Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de poliedro

2020; Linguagem: Português

10.37618/paradigma.1011-2251.0.p427-447.id922

ISSN

2665-0126

Autores

Ana Maria Mota Oliveira Scalabrin, Solange Mussato,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

O presente artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar as contribuições do software GeoGebra 3D para os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio, seguindo os pressupostos teóricos do Modelo de Van Hiele. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista, Roraima, Brasil. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados apontaram que o uso do software GeoGebra 3D contribuiu efetivamente para promover o avanço do pensamento geométrico dos alunos investigados, em relação aos conceitos de poliedros, desde o nível 1 (visualização) até o nível 4 (dedução formal) do Modelo de Van Hiele.

Referência(s)
Altmetric
PlumX