Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 58; Issue: 57 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2020v58n57id21088

ISSN

1981-1802

Autores

Felipe do Espirito Santo Silva-Pires, Valéria da Silva Trajano, Tânia Cremonini de Araújo-Jorge,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O jogo faz parte da história da humanidade e seu potencial como facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem está associado ao uso de uma linguagem clara e objetiva. O jogo promove o compartilhamento e negociação de significados, de forma não-arbitrária e substantiva, possibilitando uma Aprendizagem Significativa, que ocorre quando há associação entre o conhecimento prévio do indivíduo com um material potencialmente significativo, como ideias ou conceitos. O propósito deste trabalho é apresentar os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e o conceito e as propriedades do jogo, e discutir como ambos interagem. Acreditamos que a Teoria se configura como referencial teórico-metodológico para a construção de recursos didáticos capazes de facilitar os processos de ensino e de aprendizagem, e que o jogo se destaca como material educacional ao promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor por meio da integração entre professor-aluno-conteúdo.

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