
Notícias de uma guerra particular: percursos de projeto de extensão emaranhando estudos de gênero e discursos curriculares
2018; Issue: 20 Linguagem: Português
10.22481/aprender.v0i20.4548
ISSN2359-246X
AutoresJorge Felipe Marçal, Paula Lemos, Thiago Ranniery,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA partir das oficinas de formação de professores da rede pública na cidade do Rio de Janeiro, esse ensaioexplora os emaranhamentos entre estudos de gênero e discursos curriculares, pensando. A partir das aflições eanseios relatados por professores, nós apontamos tanto para os limites morais através dos quais gênero éincorporado pelo discurso pedagógico quanto para os processos de generificação de práticas curriculares. Nessespercursos, interrogamos sobre que pode significar a ação política de um projeto de oficinas, cuja força está emabrir um espaço-tempo de suspensão, no qual gênero deixa de ser objeto de ensino e se torna um modo de olhare de eletrizar categorias, de estranhar o próprio mundo, de encontrar a diferença.
Referência(s)