Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

JOÃO ALFREDO CORRÊA DE OLIVEIRA: ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL E MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA NO SEGUNDO REINADO

2020; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 2; Issue: 19 Linguagem: Português

10.15628/rbept.2020.10057

ISSN

2447-1801

Autores

Ícaro Capanema de Faria,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Considerando-se o contexto brasileiro do fim do século XIX, destaca-se a preocupação de intelectuais e políticos em formar uma nova mão de obra livre, reflexo do processo gradual de abolição da escravatura. Em meio a esses intelectuais, destaca-se a figura de João Alfredo Corrêa de Oliveira e suas iniciativas direcionadas à educação profissional como importante fator de transformação da sociedade brasileira. Através de discursos escritos em relatórios políticos e de seu projeto de reforma da instrução primária e secundária em 1874, busca-se identificar suas várias significações relacionadas à educação profissional, além de estabelecer uma relação entre as escolas de ensino técnico profissional e a modernização do Império brasileiro.

Referência(s)