Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda

2020; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5965/198431781632020389

ISSN

1984-3178

Autores

Kelly Maiara Masur da Silva, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Eliane Pinto de Góes, Marcos Lübeck,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo são apresentados dados sobre como acontece o ensino de uma criança com Leucemia Linfoide Aguda nos anos iniciais da Educação Básica, impossibilitada de ir para a escola em virtude do internamento hospitalar e do tratamento de saúde. Trata-se de um estudo de caso, fundamentado num levantamento bibliográfico e no desenvolvimento de aulas de Matemática, tendo como prática metodológica o ensino e aprendizagem através do lúdico. A investigação mostrou que os jogos, bem como outros recursos didáticos, em um contexto de alegria, favoreceram para a criança a construção de conhecimentos, além de proporcionarem momentos de convívio que lhe ajudaram a lidar com as mudanças de rotina. No que diz respeito a formação docente, a pesquisa foi muito importante, pois proporcionou aos envolvidos uma experiência distinta, permitindo conhecer uma aluna em cuidados terapêuticos e a trabalhar em situações adversas, e saber como o Estado do Paraná e o Município de Foz do Iguaçu participam desse processo, o que contribui muito para a formação de professores de Matemática.

Referência(s)