
Mercado Novo: um Edifício “Fora do Lugar” em Belo Horizonte
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 30; Issue: 62 Linguagem: Português
10.5752/p.2318-2962.2020v30n62p716
ISSN2318-2962
AutoresOscar Palma Lima, José Vitor Palhares, Alexandre de Pádua Carrieri,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo objetivou analisar os usos do espaço chamado Mercado Novo através das transformações ocorridas em sua trajetória em Belo Horizonte (MG). A coleta de dados foi realizada por meio de observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com 77 comerciantes do Mercado Novo e 6 agentes públicos, e a análise dos dados foi feita por meio da Análise Linguística do Discurso. Desta forma, é possível afirmar que o Mercado Novo foi destinado a ser a central de suprimento da cidade, mas foi modificado por decisões da gestão pública municipal. Cinquenta anos após sua inauguração, ainda se apresenta como um espaço fragmentado pelos diferentes usos e se reterritorializa como um lugar "exótico" para um público de status social reconhecido, que o frequenta para saciar-se de experiências e significados não provisionados em outros lugares. Nesse sentido, buscamos avançar na compreensão das várias formas de apropriação e usos do espaço, os efeitos das políticas urbanas nos negócios, os impactos das diferenças espaciais no desempenho dos negócios e o surgimento do empreendedorismo espacial e seus impactos gerais a nível local.
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