Artigo Acesso aberto

Conhecimento dos educadores dos centros municipais de educação infantil sobre primeiros socorros

2020; Volume: 23; Issue: 268 Linguagem: Português

10.36489/nursing.2020v23i268p4624-4635

ISSN

2675-049X

Autores

Monaliza Fernandes Souza, Alessandra Beirigo Divino, Débora Aparecida Silva Souza, Simone Graziele Silva Cunha, Camila Souza de Almeida,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: Compreender o conhecimento dos professores dos Centros de Educação Infantil sobre Primeiros Socorros referentes a crianças de 3 a 5 anos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvida com 18 professores de nove Centros Municipal de Educação Infantil de Divinópolis, localizado no municí­pio de Divinópolis, Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas individuais no perí­odo de julho a dezembro de 2018, por meio de roteiro semiestruturo, posteriormente os dados foram analisados mediante a Análise de Conteúdo. Resultados: Emergiram três categorias temáticas: O professor do CMEI e sua relação com primeiros socorros: conceitos e suas inseguranças; Primeiros socorros durante acidentes no CMEI: atitudes corretas e incorretas e Educação Infantil: tipos de acidentes e exposições a riscos. Conclusão: É necessário que os professores tenham capacitações periódicas sobre o assunto, assim como os locais de trabalho ofertem material e suporte para os primeiros socorros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX