Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A utilização combinada do aplicativo Quiz Tabela Periódica com o software Hot Potatoes no estudo da classificação periódica dos elementos químicos

2020; Red de Universidades Nacionales con Carreras de Informática; Issue: 25 Linguagem: Inglês

10.24215/18509959.25.e08

ISSN

1851-0086

Autores

Antônio Vanderlei dos Santos, Leonir Cleomar Janke, Marcelo Paulo Stracke,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

EnglishThe subject of this study is the use of gamification in the learning of Chemistry by freshmen students from a public high school. Our question is: How can the use of the Hot Potatoes software and gamification be a pedagogical strategy to aidth learning process and, at the same time, motivation of students? Our goal is to improve their interest and learning with the use of virtual objects, addressing the content to be understood. We identified the importance of students' autonomy and cooperation in building the fundamentals of Chemistry. From the point of view of its approach, this is a qualitative study; yet according to its objectives, it is an action research study. The Periodic Table Quiz application was played in the students' own phones or smartphones, and Hot Potatoes activities were conducted in the school's computer lab. The results indicate that the Periodic Table Quiz, associated with the Hot Potatoes software, stimulates cognitive development, helping in the creation of problem-solving strategies portuguesO tema desta pesquisa e o uso da gamificacao para a aprendizagem de Quimica com alunos do primeiro ano do Ensino Medio de uma escola publica. Nossa questao e: “de que forma o uso da gamificacao e do software Hot Potatoes pode constituir uma estrategia pedagogica de aprendizagem e, simultaneamente, de motivacao para as aulas?” O nosso objetivo e melhorar o interesse e a aprendizagem significativa dos alunos com o uso de objetos virtuais, abordando o conteudo a ser compreendido. Identificamos a importância da autonomia e da cooperacao dos alunos na construcao dos fundamentos de quimica. Do ponto de vista da abordagem, esta e uma pesquisa qualitativa; de acordo com os objetivos, e uma pesquisa-acao. O aplicativo Quiz Tabela Periodica foi jogado a partir do telefone ou smartphone dos proprios alunos, e as atividades no Hot Potatoes foram realizadas no laboratorio de informatica da escola. Os resultados indicam que o jogo Quiz Tabela Periodica, associado ao software Hot Potatoes, estimula o desenvolvimento cognitivo, auxiliando na criacao de estrategias para a solucao de problemas.

Referência(s)