Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?

2020; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 25; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782020250036

ISSN

1809-449X

Autores

Anderson Bertoldi,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

RESUMO No Brasil, tem-se visto o uso tanto de alfabetização científica quanto de letramento científico para referir-se à educação científica. Pode-se perceber, ao ler os principais autores sobre o tema no país, que nem sempre há consistência de significação no uso do mesmo termo. A introdução de letramento nas ciências da linguagem e na educação, na década de 1980, buscava distinguir as habilidades necessárias à leitura e à escrita, como a decodificação e a codificação do alfabeto, e as práticas sociais de leitura e escrita. Considerando-se que alfabetização científica e letramento científico são conceitos ainda mais recentes, busca-se, em primeiro lugar, analisar as diferenças conceituais entre alfabetização e letramento e, em segundo lugar, analisar como autores e estudiosos da área de educação científica os têm utilizado. Conclui-se que, enquanto para alguns autores trata-se de uma mera variação de denominação, para outros há uma diferença conceitual.

Referência(s)