Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos didáticos: a formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7969

ISSN

2525-3409

Autores

Josélia Cristina Siqueira da Silva, Gilmene Bianco,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com o desenvolvimento da educação, tornou-se evidente a necessidade de produzir no educando, a capacidade de interagir criticamente com as pessoas em seu meio. Com esse avanço, a abordagem lúdica no ensino e os materiais didáticos se transformaram em ferramentas pedagógicas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, caracterizando o jogo didático como auxiliador de professores ao favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a influência da elaboração de jogos didáticos, na construção de conhecimentos científicos ao educando. Este trabalho apresenta metodologia de natureza qualitativa dentro de uma perspectiva bibliográfica exploratória, no qual os dados denotados foram analisados com base na perspectiva do Método da Análise Documental, que constitui na extração de elementos informativos de um documento original a fim de expressar seu conteúdo de forma abreviada, resultando na conversão de um documento primário em documento secundário. Nos dados obtidos infere-se que a utilização dos jogos didáticos no processo de ensino contribuem positivamente para apropriação de conceitos e corrobora com a formação crítica e intelectual do educando.

Referência(s)
Altmetric
PlumX