Artigo Produção Nacional Revisado por pares

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

2017; Volume: 5; Issue: 13 Linguagem: Português

10.23864/cpp.v5i13.633

ISSN

2526-2882

Autores

Rosana Jorge Monteiro Magni,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A presente tese intitulada “Grupo de estudos sobre resolucao de problemas: um caminho para o desenvolvimento profissional docente” inserida na linha de pesquisa “Formacao de professores que ensinam Matematica” do Programa de Pos-Graduacao em Educacao Matematica da Universidade Anhanguera de Sao Paulo/ UNIAN. A pesquisa desenvolveu-se no âmbito do projeto no 19.366 - edital 49/ 2012 dessa Universidade denominada “Educacao continuada do professor de Matematica do Ensino Medio: nucleo de investigacoes sobre a reconstrucao da pratica pedagogica” do Programa Observatorio da Educacao da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES). O objetivo da investigacao foi identificar as possibilidades para o desenvolvimento profissional de professoras de Matematica oportunizadas pela participacao em um Grupo de Estudos denominado Constelacoes. Tal grupo foi constituido por duas pesquisadoras da universidade e por cinco professoras de Matematica que atuam na Educacao Basica, no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Medio da rede publica das cidades de Sao Paulo e de Guarulhos. A questao que orientou a pesquisa foi: quais sao as caracteristicas do caminho de um grupo de professoras de Matematica que podem favorecer o processo de desenvolvimento profissional docente? A metodologia empreendida foi a qualitativa de cunho co-generativo, ou seja, um tipo de pesquisa-acao conduzida democraticamente entre os participantes, na qual o conhecimento e co-gerado e o significado e construido no processo de investigacao. A pesquisa se desenvolveu em quatro fases: o iniciando, o consolidando, o mantendo e o finalizando o caminhar, das quais as professoras integrantes do Grupo de Estudos Constelacoes participaram efetivamente de um ciclo de acoes, ou seja, de cursos, reunioes de estudos, eventos cientificos e pratica em sala de aula, durante dois anos consecutivos. Os dados foram coletados por meio de questionarios, registros de observacoes, entrevistas, diario de bordo, gravacao em audio e/ ou videos. A analise foi interpretativa pelo metodo de triangulacao dos dados sobre o caminho do Grupo de Estudos. Para analisar as fases do estudo elegemos episodios ocorridos durante o transcorrer da investigacao e definimos categorias para a analise, a saber: Conhecimento especifico de Matematica, Conhecimento Pedagogico, Formatacao do Grupo de Estudos, Papeis assumidos pelas professoras no Grupo Constelacoes e o Desenvolvimento Pessoal. Os resultados desta pesquisa apontam as caracteristicas que emergiram do Grupo Constelacoes, a saber: a constituicao do Grupo de Estudos Constelacoes, a participacao das professoras integrantes no Grupo de Estudos Constelacoes, os papeis assumidos pelas professoras integrantes do Grupo de Estudos Constelacoes, as discussoes das integrantes do Grupo de Estudos Constelacoes sobre a Resolucao de Problemas, o Desenvolvimento Profissional Docente das professoras integrantes do Grupo de Estudos Constelacoes, e a parceria entre a Universidade, a Diretoria de Ensino e a Escola, foram relevantes para impulsionar o desenvolvimento profissional das professoras, identificando-se indicios de um processo de revisao da pratica docente.

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