Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey

2020; SciELO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21728/logeion.2020v7n1.p107-132

ISSN

2358-7806

Autores

Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, Fernanda de Moura Caban,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa propostas de expansão de classes existentes e elabora uma revisão de literatura acerca da história do espiritismo. Utiliza a metodologia de Barité para modificação de esquemas de classificação. Os termos foram coletados a partir do tesauro espírita e da obra de referência da Federação Espírita Brasileira e sistematiza os conceitos hierarquicamente. Propõe a expansão da classe 202 – Doutrina a partir da identificação e sistematização dos conceitos, colocando-os de forma notacional. Conclui que uma doutrina com tantos adeptos e com uma grande produção literária deve ser representada adequadamente na Classificação Decimal de Dewey e a que a mesma oferece pouco espaço de representação na classe 200 para as diversas religiões praticadas no mundo.

Referência(s)