Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MFUNDISI WE-AFRICA: UM ITINERÁRIO EDUCACIONAL DE ENFRENTAMENTO DO RACISMO E DA DESIGUALDADE

2020; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 41; Linguagem: Português

10.1590/es.221321

ISSN

1678-4626

Autores

Antônio Evaldo Almeida Barros,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

RESUMO Em África, a educação se relaciona, historicamente, à mudança social. Neste artigo, analisam-se ideias e realizações do africano zulu John Dube (1871-1946) no campo educacional e o modo como seus discursos e práticas são reconectados até o tempo presente. Vivendo na África do Sul no contexto de implementação da segregação, Dube defendia e promovia o acesso à educação, ao conhecimento e ao trabalho para os africanos negros. As intervenções educacionais de Dube são tanto reconectadas à história da África do Sul quanto (re)avaliadas como o legado significativo de um africano negro que se empenhou no combate à desigualdade, por meio da educação, num contexto sócio-histórico no qual se promovia a inferiorização e a desumanização dos não brancos, sobretudo, homens e mulheres negros.

Referência(s)