Artigo Revisado por pares

DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À DIDÁTICA DO DOCENTE: TESSITURAS NORMATIVAS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Talita da Silva Ernesto, Sissi Moll, Rafael Pinheiro Caetano Damasceno, Carlos Henrique Medeiros de Souza, Gaby Quintal Ferreira Beraldi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo desse artigo e descrever de que forma a construcao colaborativa oportuniza as multiplas textualidades no documento da Base Nacional Comum Curricular desde a construcao ate os desdobramentos de seus fundamentos na pratica docente da Educacao Infantil. A BNCC apresenta os conhecimentos, competencias e habilidades norteadores a educacao, e que devem ser distribuidos nos curriculos escolares da Educacao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Medio, mas nao tem a pretensao de demonstrar a forma como deve ser a sua execucao. A didatica fica a criterio do docente, que a escolhe em consonância com as competencias a serem alcancadas. O artigo visa demonstrar a capacidade que a cibercultura tem de potencializar a construcao do conhecimento sob um vies colaborativo na elaboracao da BNCC e na pratica docente, destacando os aspectos de intertextualidade e hipertextualidade que este documento traz, e conseguinte, debater sobre a complexidade e a distância dos conhecimentos, habilidades e competencias por ela apresentada se tornarem aprendizagem significativa nos espacos escolares, principalmente no segmento da Educacao Infantil. Toda esta teoria sera evidenciada na construcao coletiva de alguns documentos preparados pela Secretaria de Educacao, como as Orientacoes Curriculares para 2020.

Referência(s)