Artigo Produção Nacional Revisado por pares

CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA NAS REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

2020; Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul; Issue: 35 Linguagem: Português

ISSN

2446-7251

Autores

César Augusto Ferrari Martinez, Igor Armindo Rockenbach, Nestor André Kaercher,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Os municipios, entes tao diversos entre si, respondem por uma parcela significativa da educacao publica brasileira. Nesse artigo, dedicamo-nos a caracterizar a oferta de vagas a professores de Geografia nas redes municipais do estado do Rio Grande do Sul tendo em vista a responsabilizacao constitucional do municipio sobre a educacao, a alta fragmentacao territorial que se sucede a Constituicao de 1988 e a situacao de precariedade das remuneracoes docentes. Entende-se que a precariedade da remuneracao esta articulada com outras dimensoes da precarizacao docente e busca-se, com isso, problematizar a discussao dicotomica da educacao publica vs. educacao privada. Atraves de um estudo quantitativo-descritivo dos editais de concursos publicos para professores de Geografia dos municipios gauchos entre os anos de 2016 a 2019, apresenta-se um panorama sobre a remuneracao media, sobre os mecanismos de selecao anunciados pelos editais e sobre o comportamento espacial desses valores. Como principal conclusao, apontamos que ha grande heterogeneidade nos padroes remuneratorios oferecidos por redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul.

Referência(s)