Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação ambiental no Parque Estadual de Vila Velha: perspectivas dos professores

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 33 Linguagem: Português

10.20500/v15i33.33777

ISSN

1809-5747

Autores

Marilene Biavatti, Rosimeri de Oliveira Fragoso, Felipe Micali Nuvoloni,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre como o Parque Estadual de Vila Velha (PEVV) vem servindo às práticas de Educação Ambiental realizadas por professores de Ponta Grossa e os desafios enfrentados. Para tanto, um questionário foi aplicado à professores do ensino fundamental, médio e superior de Ponta Grossa. Os resultados indicam que por meio das aulas de campo no PEVV é possível estabelecer o contato entre os alunos e o meio natural, permitindo maior sensibilização acerca dos problemas ambientais, e aprofundamento de conteúdos abordados em sala. O financeiro, o planejamento das atividades e a falta de tempo configuram entre os principais entraves à realização das aulas de campo, e evidenciam a necessidade de parcerias entre o PEVV e as instituições de ensino.

Referência(s)