Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SUAS DIMENSÕES

2020; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 41; Linguagem: Português

10.1590/es.224423

ISSN

1678-4626

Autores

Vânia Cardoso da Motta, Maria Carolina Pires de Andrade,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

RESUMO O artigo apresenta o conceito de empresariamento da educação de novo tipo, calcado na teoria do valor-trabalho de Marx e nas concepções de Estado ampliado, aparelhos privados de hegemonia e intelectual orgânico em Gramsci. Destacamos suas dimensões centrais: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado. Visando à apreensão de aspectos históricos e conjunturais, universais e particulares desse processo, trabalhamos com os conceitos de capitalismo dependente, de Florestan Fernandes, e empresariamento de novo tipo, da historiadora Virgínia Fontes. Trata-se de um esforço teórico-analítico de reunir elementos estruturais e superestruturais a fim de contribuir para pesquisas que se debrucem sobre a progressiva força política do empresariado na educação brasileira.

Referência(s)