Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Interações de Sheldon Cooper no episódio piloto de “Big Bang: a Teoria”: análise conforme a Teoria da Relevância

2020; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.19177/memorare.v7e22020115-132

ISSN

2358-0593

Autores

Fábio José Rauen, João Augusto Campos Michels,

Tópico(s)

Language, Metaphor, and Cognition

Resumo

Analisamos neste artigo processos ostensivo-inferenciais em interações comunicacionais da personagem Sheldon Cooper na versão dublada do episódio piloto da Série “Big Bang: a Teoria” a partir do ponto de vista da teoria da relevância de Sperber e Wilson. Para dar conta desse objetivo, aplicando o mecanismo de compreensão orientada pela noção de relevância, encaixamos os enunciados das personagens em formas lógicas e desenvolvemos as respectivas explicaturas e implicaturas sempre que necessário. Os resultados sugerem pistas de expertise em relações sociais dissonantes das características que definem a personagem no decorrer da série como alguém com graves problemas de empatia, arrogância intelectual, intolerância à ignorância intelectual alheia e parca compreensão de ironias e sarcasmos.

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