Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENXADRÍSTICOS

2019; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33025/ceb.v4i1.2409

ISSN

2525-2879

Autores

Bianca Medeiros Marques, Márcia Souza da Fonseca,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo é parte de um estudo teórico realizado para pesquisa de mestrado, que trata do Jogo de Xadrez na forma de problemas enxadrísticos. O objetivo do estudo é analisar a existência de relação entre a resolução de problemas enxadrísticos, especificamente os de xeque-mate, e o pensamento algébrico. O referencial teórico utilizado para sustentar a ideia de investigação persegue a abordagem Etnomatemática, bem como os Jogos de Linguagem de Wittgenstein. A parte empírica da pesquisa, busca por manifestações do pensamento algébrico e será realizada através da análise dos Jogos de Linguagem dos participantes, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Pelotas/RS.

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