
A MOBILIZAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENXADRÍSTICOS
2019; Departamento de História - Colégio Pedro II; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33025/ceb.v4i1.2409
ISSN2525-2879
AutoresBianca Medeiros Marques, Márcia Souza da Fonseca,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo é parte de um estudo teórico realizado para pesquisa de mestrado, que trata do Jogo de Xadrez na forma de problemas enxadrísticos. O objetivo do estudo é analisar a existência de relação entre a resolução de problemas enxadrísticos, especificamente os de xeque-mate, e o pensamento algébrico. O referencial teórico utilizado para sustentar a ideia de investigação persegue a abordagem Etnomatemática, bem como os Jogos de Linguagem de Wittgenstein. A parte empírica da pesquisa, busca por manifestações do pensamento algébrico e será realizada através da análise dos Jogos de Linguagem dos participantes, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Pelotas/RS.
Referência(s)