Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A apropriação de conceitos metafísicos por alunos surdos

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 5; Linguagem: Português

10.5216/rs.v5.62959

ISSN

2448-0797

Autores

Elsa Midori Shimazaki, Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Matheus Gonçalves De Souza, Vinicius de Souza Waechter Bastos,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

A metafísica, assim como as demais disciplinas filosóficas, demanda capacidade de abstração. No ensino da metafísica para surdos, duas questões devem ser elencadas: a limitação auditiva, que dificulta o acesso direto aos conceitos e a interpretação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa ou do professor, pois podem ocorrer equívocos na interpretação da Língua Portuguesa para a Libras ou, ainda, na recepção do aluno surdo, por falta de domínio da Língua de Sinais. Dessa forma, indaga-se: seria possível desenvolver um modelo de interpretação dos conteúdos de metafísica para os surdos? Sob a perspectiva histórico-cultural, realizou-se um estudo de abordagem bibliográfica, com apresentação de proposta pedagógica, observando-se que o surdo pode se apropriar dos conceitos metafísicos ao utilizar associações.

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