
A apropriação de conceitos metafísicos por alunos surdos
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 5; Linguagem: Português
10.5216/rs.v5.62959
ISSN2448-0797
AutoresElsa Midori Shimazaki, Dinéia Ghizzo Neto Fellini, Matheus Gonçalves De Souza, Vinicius de Souza Waechter Bastos,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoA metafísica, assim como as demais disciplinas filosóficas, demanda capacidade de abstração. No ensino da metafísica para surdos, duas questões devem ser elencadas: a limitação auditiva, que dificulta o acesso direto aos conceitos e a interpretação do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa ou do professor, pois podem ocorrer equívocos na interpretação da Língua Portuguesa para a Libras ou, ainda, na recepção do aluno surdo, por falta de domínio da Língua de Sinais. Dessa forma, indaga-se: seria possível desenvolver um modelo de interpretação dos conteúdos de metafísica para os surdos? Sob a perspectiva histórico-cultural, realizou-se um estudo de abordagem bibliográfica, com apresentação de proposta pedagógica, observando-se que o surdo pode se apropriar dos conceitos metafísicos ao utilizar associações.
Referência(s)