Artigo Acesso aberto Revisado por pares

El Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas: ¿por qué?, ¿para qué? y ¿cómo aplicarlo en el aula?

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v3i2.12018

ISSN

2595-0967

Autores

́Àngel Alsina,

Tópico(s)

Geography and Education Methods

Resumo

Neste artigo é descrita a Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática (MTIA), que propõe ensino baseado em seqüências intencionais que consideram contextos informais (situações da vida cotidiana, manipulativos e jogos), contextos intermediários (recursos literários e tecnológicos) e contextos formais (recursos gráficos) , e cinco recomendações são oferecidas para aplicar o MTIA na sala de aula: 1) planejar e gerenciar o ensino de conteúdo por meio de processos matemáticos; 2) promover práticas de ensino que considerem o aluno e o professor; 3) considerar contextos reais, intermediários e formais em todas as seqüências, com um papel diferente, dependendo do nível da escola; 4) garantir o princípio da abstração progressiva, do concreto ao abstrato; e 5) possuir critérios objetivos para a seleção dos contextos de ensino de matemática.

Referência(s)