Artigo Acesso aberto

Arduino e Educação: instrumentalização e tecnologias no ensino da música

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/arduino-e-educacao

ISSN

2448-0959

Autores

Solamy do Rocio da Silva Oliveira, José Pedro Fernandes da Silva Coelho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo busca experimentar o uso de tecnologias digitais para o letramento musical em instrumentos de sopro, precisamente o clarinete, e analisar como o uso da tecnologia pode e deve ser associada a iniciação musical, questionando de que modo podemos estimular a aprendizagem a partir de novas técnicas ou associações entre arte e tecnologia. Para tanto, buscamos apresentar um artefacto em fase de experimentação que permita melhorar o aprendizado na fase de iniciação musical, o Arduíno. Tal artecfato pode ser utilizado com instrumentos de sopro, através do reconhecimento das notas da escala natural e associando as mesmas com as cores do arco-íris, assim como foi realizado no experimento. Utilizamos da Tecnologia de Informação e Comunicação, cada vez mais presente na nossa vida, como atrativo para os alunos e com os avanços tecnológicos como complementares à atividade artísticas. Assim, objetiva-se avaliar o desempenho e a aprendizagem dos alunos visto que do lúdico favorece a criação de um ambiente e método que incentivam a aprendizagem. Percebe-se o potencial da união entre instrumentos musicais antigos, como o clarinete, com as inovações trazidas com a tecnologia digital. Com este trabalho, evidenciou-se também a lacuna teórica e prática que existe acerca deste tema e a necessidade de maior produção experimental sobre o mesmo.

Referência(s)