Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Encenando a diferença em palcos metropolitanos: as trajetórias de Sara Baartman e Franz Taibosh

2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: v.45 n.3; Linguagem: Português

10.4000/aa.6697

ISSN

2357-738X

Autores

Juliana Braz Dias, Geovanna Belizze,

Tópico(s)

Anthropological Studies and Insights

Resumo

Este artigo examina os “espetáculos etnológicos” que exibiam pessoas de origem africana em palcos da Europa e dos Estados Unidos, com fins pseudoeducacionais ou para simples entretenimento. Privilegiando uma perspectiva comparativa, observamos as histórias de vida de Sara Baartman, nomeada “a Vênus Hotentote”, e Franz Taibosh, conhecido pelo nome artístico “Clicko, o bosquímano selvagem dançarino”. Suas trajetórias pessoais e suas performances nos palcos revelam processos estruturais de construção da alteridade que estão no coração dos projetos imperialistas. Argumentamos que essa noção de alteridade é composta por um conjunto amplo de marcadores sociais e hierarquias inter-relacionados.

Referência(s)