
Relações entre o Reconhecimento de Personagens, Logos e Marcas de Produtos de Tabaco, Fast-Food, Refrigerantes e Bebidas Alcoólicas em Crianças
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12957/epp.2020.54353
ISSN1808-4281
AutoresDaniel Campos Lopes Lemos, Pedro Pires, Rodolfo de Castro Ribas, Lucas Yukio Otsuka Nunes, Luís Antônio Monteiro Campos,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar relações entre o reconhecimento de personagens infantis e a associação de logos e marcas de produtos de tabaco, fast-food, refrigerantes e bebidas alcoólicas em 90 crianças, entre 4-9 anos, da cidade do Rio de Janeiro, sendo a maioria do sexo masculino (56,7%). A escolha da faixa etária se baseou no modelo de comportamento consumidor proposto por McNeal, o qual diz que o consumidor se encontra plenamente formado aos 8 anos de idade. Utilizou-se o Instrumento de Avaliação de Personagens de Desenho Animado e Filme (IACMC, α = 0.80, M=0.75, DP= 0.16), o Instrumento de Avaliação de Logos de Desenho Animado e Filme (IACML α = 0.80, M = 0.88, DP = 0.21) e o Instrumento de Avaliação da Associação de Logos e Marcas (IALTA, α = 0.74, M = 0.53, DP = 0.14). As pontuações globais para reconhecimento de logos correlacionaram-se significativamente com as pontuações globais para reconhecimento de personagens infantis (r = 0.38, p<0.01). O modelo foi desenhado a partir de personagens para logotipos e destes para associações de fast-food. Um efeito direto foi extraído de fast-food com refrigerante e álcool. O ajuste foi X² (df = 736) = 782.97 (p = 0.112), RMSEA = 0.03 (90% de CC [0.00, 0.04]) (p = 0.996), CFI = 0.95, TLI = 0.94. A pesquisa demonstrou a necessidade de regulamentação mais rígida para a publicidade de bebidas alcoólicas, refrigerantes e fast-food.
Referência(s)