Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5935/1415.2762.20200072

ISSN

2316-9389

Autores

Milena de Carvalho Bastos, Danielle de Andrade Canavarro, Luana Moura Campos, Renata da Silva Schulz, Josely Bruce dos Santos, Claudenice Ferreira dos Santos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivo: descrever a experiência no ensino remoto emergencial para as aulas teóricas na graduação em Enfermagem em decorrência da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência pautado na análise de Paulo Freire que aborda o processo de ensino remoto emergencial das aulas teóricas ocorrido em um curso de graduação em Enfermagem pertencente a uma instituição de ensino superior de Salvador, Bahia, Brasil, após as medidas de afastamento social em consequência da pandemia. Resultados: amparado pelo modelo de educação dialógica, o processo de ensino remoto emergencial das aulas demandou a aproximação de docentes e discentes à realidade virtual, além da reestruturação das estratégias de ensino adotadas pelo corpo docente. Conclusão: a experiência de ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento das docentes e discentes quanto o uso de ferramentas virtuais, bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, as quais variaram desde a realização de conferências virtuais até a elaboração conjunta de produtos que compuseram atividades avaliativas nesse ambiente.

Referência(s)