
Quando o cinema acolhe uma comunidade de estrangeiros: coabitações e errâncias em Heremakono (2002)
2020; Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual; Issue: 21 Linguagem: Português
ISSN
1852-9550
AutoresHannah Serrat de Souza Santos,
Tópico(s)African history and culture studies
ResumoEste artigo se propoe a investigar como Heremakono (2002, Abderrahmane Sissako), ao retratar experiencias diasporicas contemporâneas em Nouadhibou, na Mauritânia, possibilita a invencao de modos novos de coexistencia, conforme reivindicam Achille Mbembe e Jean-Luc Nancy. Para isso, analisamos algumas cenas do filme, tendo em vista aquilo que se inscreve materialmente em suas imagens e sons, em suas operacoes de enquadramento e de montagem. Compreendemos, entao, como o cinema aborda a possibilidade de “ser com” em um mundo acostumado a apartar, dividir e excluir todos aqueles que nao se reconhecem em suas semelhancas, recusando a reiteracao de formas identitarias univocas ou uma relacao autoctone com os territorios. Palavras-chave: cinema africano, diasporas, comunidade, Abderrahmane Sissako. Cuando el cine acoge a una comunidad de extranjeros: cohabitaciones y errancias en Heremakono (2002) Resumen: Este articulo propone investigar como Heremakono (Abderrahmane Sissako, 2002) retrata experiencias contemporaneas de la diaspora en Nouadhibou, Mauritania, ademas de permitir la invencion de nuevas formas de coexistencia, como plantean Achille Mbembe y Jean-Luc Nancy. Por lo tanto, analizamos algunas escenas de la pelicula, a partir de lo que se inscribe materialmente en sus imagenes y sonidos, como las operaciones de encuadre y montaje. Entendemos, luego, como el cine se acerca a la posibilidad de “estar con” en un mundo acostumbrado a separar, dividir y excluir a todos aquellos que no se reconocen en sus similitudes, negandose a reiterar las formas de identidad univocas o una relacion autoctona con los territorios. Palabras clave: cine africano, diasporas, comunidad, Abderrahmane Sissako. When Cinema welcomes a community of foreigners: cohabitation and wandering in Heremakono (2002) Abstract: The aim of this article is to investigate how Heremakono (Abderrahmane Sissako, 2002) portrays contemporary diasporic experiences in Nouadhibou, Mauritania, and enables the invention of new modes of coexistence, as Achille Mbembe and Jean-Luc Nancy claim. Therefore, we analyze some scenes of the film, discussing what is inscribed materially in their images and sounds, in its framing and editing operations. We understand how cinema approaches the possibility of “being with” in a world used to separate, divide and to exclude all those who do not recognize themselves in their similarities, refusing to reiterate univocal identity forms or an autochthonous relation with the territories Key words: African cinema, diasporas, community, Abderrahmane Sissako. Fecha de recepcion: 15/07/2019 Fecha de aceptacion: 01/10/2019
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