Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18616/rsp.v4i2.6190

ISSN

2526-4559

Autores

Bruna Henrique de Freitas, Richarles Souza de Carvalho,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O artigo aborda os contos de fadas e o desenvolvimento afetivo das crianças, trazendo a importância do contato com os livros desde cedo. Esse contato pode ser feito por meio da leitura ou da contação de histórias no ambiente familiar ou no ambiente escolar. Assim, o objetivo principal foi analisar a possível contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento afetivo da criança. Para realizar esta pesquisa foi feita uma análise de caráter bibliográfico de três contos de fadas, Chapeuzinho vermelho, João e Maria e A Pequena Sereia. Utilizando como base teórica os autores Abramovich (1997), Bettelheim (1985), Coelho (1987) e Parreiras (2009). Por meio do referencial teórico, foi abordado como surgiu o conto de fadas, inicialmente, por tradição oral, passada de geração para geração e sua conceituação baseada nas ideias dos autores. Foi possível perceber por meio da análise dos contos que são muitas as contribuições no desenvolvimento afetivo, destacando a sua função terapêutica e o auxílio nos conflitos presentes nas histórias e vividos pelas crianças.PALAVRAS CHAVE: Literatura Infantil. Contos de fadas. Desenvolvimento afetivo. Criança.

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