Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Contribuições da produção de videoaulas na formação de professores de Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú

2020; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34179/revisem.v5i2.12226

ISSN

2525-5444

Autores

Renata Alves Lopes, Márcio Nascimento da Silva, Nilton José Neves Cordeiro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente artigo apresenta possibilidades para produção de videoaulas na formação do professor de Matemática a partir das atividades realizadas no Grupo de Estudos Produção de Videoaulas, junto a discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), situada em Sobral, Ceará. O aporte teórico segue desde a inclusão das tecnologias em sala de aula, perpassa pela importância do vídeo na educação e chega à aprendizagem através da produção audiovisual por meio do desenvolvimento do grupo de estudos, com a análise das videoaulas produzidas e do que fora coletado através de entrevista semiestruturada. Notou-se que a produção de videoaulas pode se constituir como um recurso acessível e importante no processo de formação do professor e de aprendizagem de Matemática. Palavras-chave: Ensino. TDIC. Vídeos.

Referência(s)