
Sala invertida em avaliações de físico química no Ensino Superior
2020; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português
10.23864/cpp.v5i12.440
ISSN2526-2882
AutoresJosimara Cristina de Carvalho Oliveira, André Camargo de Oliveira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEsse trabalho descreve uma experiência de sala de aula onde o método da sala invertida foi planejado no formato de sequências didáticas (SD) para os conteúdos de cinética química, equilíbrio químico e eletroquímica em uma turma de 17 acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Química noturno, da Universidade Estadual de Roraima – UERR Campus Rorainópolis em 2015. As SD foram elaboradas, testadas e avaliadas a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e sanar o baixo rendimento dos acadêmicos em Físico-Química. Os resultados foram muito satisfatórios mostrando que os acadêmicos modificaram a forma de estudar, montaram grupos de estudos, passaram a utilizar os livros universitários e artigos da área de ensino de química, apresentaram melhor rendimento nas avaliações, se mostraram mais motivados e participativos, utilizaram os conhecimentos aprendidos em seus estágios de docência no Ensino Médio, desenvolveram autocrítica e aprenderam a receber críticas de forma mais construtiva. Palavras chave: Cinética Química. Equilíbrio Químico. Eletroquímica. Avaliação.
Referência(s)