Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sala invertida em avaliações de físico química no Ensino Superior

2020; Volume: 5; Issue: 12 Linguagem: Português

10.23864/cpp.v5i12.440

ISSN

2526-2882

Autores

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, André Camargo de Oliveira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Esse trabalho descreve uma experiência de sala de aula onde o método da sala invertida foi planejado no formato de sequências didáticas (SD) para os conteúdos de cinética química, equilíbrio químico e eletroquímica em uma turma de 17 acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Química noturno, da Universidade Estadual de Roraima – UERR Campus Rorainópolis em 2015. As SD foram elaboradas, testadas e avaliadas a fim de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e sanar o baixo rendimento dos acadêmicos em Físico-Química. Os resultados foram muito satisfatórios mostrando que os acadêmicos modificaram a forma de estudar, montaram grupos de estudos, passaram a utilizar os livros universitários e artigos da área de ensino de química, apresentaram melhor rendimento nas avaliações, se mostraram mais motivados e participativos, utilizaram os conhecimentos aprendidos em seus estágios de docência no Ensino Médio, desenvolveram autocrítica e aprenderam a receber críticas de forma mais construtiva. Palavras chave: Cinética Química. Equilíbrio Químico. Eletroquímica. Avaliação.

Referência(s)
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