
DE ESPECTADORA A CRIADORA: IMAGINAÇÃO, FAZ DE CONTA E MÍDIA TELEVISIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
2020; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 32; Linguagem: Português
10.1590/1807-0310/2020v32205296
ISSN1807-0310
AutoresBruna Pacheco de Almeida, Larissa Krüger Fernandes, Fabrícia Teixeira Borges,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoResumo Este artigo objetiva analisar, à luz da perspectiva histórico-cultural, os sentidos produzidos pelas crianças sobre a mídia televisiva em contexto de faz de conta. Para tanto, foi realizado um estudo empírico em uma escola pública do Distrito Federal, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental com 26 alunos (entre cinco e sete anos). O desenho metodológico estruturou-se em duas etapas: observação de situações lúdicas espontâneas das crianças e oficinas lúdicas com temas referentes ao universo midiático-televisivo. Ambos os momentos foram registrados em diário de campo e em videogravações; e as informações construídas foram transcritas e submetidas a uma análise microgenética, por meio da qual foi possível a construção de categorias de análise referentes aos diferentes modos que as crianças expressam, em suas atividades criadoras, os sentidos que possuem sobre a mídia televisiva. Para além do lugar de espectadoras, elas atuam como protagonistas em seus processos de desenvolvimento.
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