Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Es Sudamérica mi voz”

2017; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/muspop.v4i1.13016

ISSN

2316-7858

Autores

Caio de Souza Gomes,

Tópico(s)

Political and Social Dynamics in Chile and Latin America

Resumo

Na década de 1960, em toda a América Latina se desenvolveram projetos de renovação da canção folclórica que buscavam fazer da música uma arma de intervenção política. Neste contexto, foi lançado na Argentina o movimento do nuevo cancionero, que propunha novos caminhos para a canção popular daquele país, mas também apontava para a necessidade de integração entre as experiências de música engajada de todo o continente. O objetivo deste artigo é discutir esse projeto de unidade da América do Sul por meio da canção a partir do álbum argentino Cantata Sudamericana (1972), resultado da parceria do músico Ariel Ramírez com o historiador Félix Luna, que contou com a voz da cantora Mercedes Sosa e propunha uma aproximação dos países do continente visando a luta pela emancipação da região, que neste momento se via dominada pelas experiências das ditaduras civil-militares.

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