Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental paranaense: mapeando diferenças entre anos escolares

2020; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 5; Linguagem: Português

10.24280/10.24280/ape.v5.e572

ISSN

2448-2803

Autores

Katya Luciane de Oliveira, Gracielly Terziotti de Oliveira, Amanda Lays Monteiro Inácio, Andrea Carvalho Beluce, Maria Fernanda Cunha Oliveira, Roberta Ribeiro Rosseti,

Tópico(s)

Educational Strategies and Epistemologies

Resumo

Resumo: As estratégias de aprendizagem englobam os meios que os alunos utilizam para se apropriarem do conhecimento. O objetivo desse estudo foi investigar quais são as estratégias utilizadas por alunos do ensino fundamental e verificar se existe alguma diferença em relação ao ano escolar. Participaram 322 alunos matriculados do segundo ao nono ano. O instrumento utilizado foi a Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que os alunos recorrem mais às estratégias cognitivas na hora de estudar. Em relação as diferenças entre os anos, encontrou-se resultados significativos entre o 6º e os três anos finais do ensino fundamental na escala ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. Para as estratégias cognitivas a diferenças foi entre o 3º e todos os outros anos. O 3º e o 9º apresentaram diferenças significativas na utilização das estratégias metacognitivas. Os dados foram discutidos por meio da literatura da área.

Referência(s)
Altmetric
PlumX