
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental paranaense: mapeando diferenças entre anos escolares
2020; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 5; Linguagem: Português
10.24280/10.24280/ape.v5.e572
ISSN2448-2803
AutoresKatya Luciane de Oliveira, Gracielly Terziotti de Oliveira, Amanda Lays Monteiro Inácio, Andrea Carvalho Beluce, Maria Fernanda Cunha Oliveira, Roberta Ribeiro Rosseti,
Tópico(s)Educational Strategies and Epistemologies
ResumoResumo: As estratégias de aprendizagem englobam os meios que os alunos utilizam para se apropriarem do conhecimento. O objetivo desse estudo foi investigar quais são as estratégias utilizadas por alunos do ensino fundamental e verificar se existe alguma diferença em relação ao ano escolar. Participaram 322 alunos matriculados do segundo ao nono ano. O instrumento utilizado foi a Escala de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que os alunos recorrem mais às estratégias cognitivas na hora de estudar. Em relação as diferenças entre os anos, encontrou-se resultados significativos entre o 6º e os três anos finais do ensino fundamental na escala ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. Para as estratégias cognitivas a diferenças foi entre o 3º e todos os outros anos. O 3º e o 9º apresentaram diferenças significativas na utilização das estratégias metacognitivas. Os dados foram discutidos por meio da literatura da área.
Referência(s)