
Influência do sombreamento na produção de biomassa, óleo essencial e quantidade de tricomas glandulares em cidrão (Lippia citriodora Lam.)
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5007/2175-7925.2009v22n4p9
ISSN2175-7925
AutoresP. A. Gomes, Manoel Ferreira de Souza, Ismail Teodoro de Souza Júnior, Wellington Geraldo Oliveira Carvalho, Lourdes Silva de Figueiredo, Ernane Ronie Martins,
Tópico(s)Plant Physiology and Cultivation Studies
Resumohttp://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p9O objetivo do estudo foi verificar o efeito do sombreamento na produção de óleo essencial, biomassa e quantidade de tricomas glandulares em cidrão (Lippia citriodora Lam.) no Norte de Minas Gerais. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram em quatro níveis de radiação fotossinteticamente ativa (RFA) utilizando telas tipo sombrite que permitem a passagem de 25, 50, 70% de luz e a pleno sol (controle). Foram determinadas as variáveis: matéria seca da raiz, matéria seca da parte aérea, número de flores, matéria seca total, relação raiz/parte aérea, produção de óleo, teor de óleo essencial e quantidade de tricomas glandulares. Foram observadas diferenças estatisticamente significativas para massa seca da raiz, massa seca da parte aérea, número de flores, matéria seca total, razão raiz/parte aérea, produção de óleo e quantidade de tricomas, todavia o mesmo não ocorreu para o teor de óleo. Os resultados evidenciaram que a pleno sol houve uma maior produção de biomassa que nos demais tratamentos e no sombreamento de 70% o número de tricomas foi maior. O teor de óleo não sofreu nenhuma alteração em relação aos tratamentos.
Referência(s)