Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura visual budista: as mudanças da iconografia de Yama e seus significados

2020; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2176-1078/er.v34n2p543-568

ISSN

2176-1078

Autores

Helmut Renders, Maximiliano Augusto Sawaya,

Tópico(s)

Public Spaces through Art

Resumo

Neste artigo apresentamos, primeiro, um estudo comparativo das representações da divindade originalmente védica Yama nas culturas visuais budistas indiana, chinesa, japonesa, tibetana e do sudeste asiático, para depois, estabelecer um diálogo com textos budistas considerados canônicos e não canônicos e com estudos de budólogos como Siklós, Teiser, Zhiru NG, Frédéric. O objetivo é demonstrar como o budismo pela cultura visual articulou a transformação de uma divindade védica cultuada em épocas anteriores ao sistema desenvolvido por Buddha Shakyamuni em uma representação adaptada em culturas distintas às necessidades de seus sistemas de conhecimento da realidade (abhidharma). Como método de interpretação da cultura visual budista recorremos à Wölfflin e Panfosky e Aby Warburg, para identificar os motivos, gestos e atributos centrais e periféricos das figuras e para entende-los nos seus tempos e espaços onde essas representações surgiram.

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